15 de fevereiro de 2017

THE 42ND STREET BAND - UM ROMANCE DE UMA BANDA IMAGINÁRIA - RENATO MANFREDINI JUNIOR


Renato Manfredini Junior (Renato Russo para os íntimos), novamente conseguiu me surpreender, agora com este livro que ontem eu acabei de ler a última página, eu comprei pois senti vontade de conhecer mais sobre ele, e foi com este livro que fiquei impressionado com a inteligência que ele possuía, pois aos 15 anos ele escreveu este livro, porém ele escreveu em inglês e nunca tinha lançado este livro. Renato quando criou este livro ele estava no ápice do seu confinamento por conta da doença que ele tinha que era a Epifisiólise, nesse tempo ele escrevia o livro em folhas soltas e em cadernos a história da banda 42nd Street Band com os seus mínimos detalhes, tanto na construção dos personagens com as personalidades que eles tem, como o ambiente que eles estavam inseridos, conta detalhadamente o perfil psicológico dos personagens, as criações musicais tanto nos gêneros como nos nomes das canções e dos discos lançados pela banda, mostra algumas entrevistas cedidas dos integrantes, Renato conseguiu fazer na minha opinião um roteiro de filme (fica a ideia para quem ainda não pensou), pois o livro mostra toda a trajetória da banda do começo ao fim mais as carreiras solos dos integrantes. Posso ter puxado saco do Renato Russo por ele ser um dos meus ídolos, sim, mas ele era mesmo um gênio desde sempre, pois para um garoto de 15 anos ficar em um quarto com uma dor insuportável por causa da Epifisiólise, escrever um livro todo em inglês, consumir toda a cultura da época, poucos conseguem e Renato fez e venceu, criou duas bandas que tem o meu respeito que são a Aborto Elétrico e a Legião Urbana, as duas pra mim são significativas pelo som e as letras que Renato Russo compôs. Eu fico feliz de ter lido este livro, pois comprei esperando me surpreender e fui surpreendido, o objetivo foi concluído, agradeço a minha achada na livraria do Shopping, a grana que eu gastei, os dias e as noites que li o livro, a editora Companhia das Letras por ter editorado o livro, ao Tarso de Melo* por ter organizado, ao Guilherme Gontijo Flores* por ter traduzido o livro, ao próprio Renato Russo (sei que ele não vai ler este post, mas ouviu meus pensamentos enquanto eu escrevia o post), a Dona Carminha Manfredini, Renato Manfredini, ao Giuliano Manfredini (este nem tanto, mas não vem ao caso agora), a Carmem Teresa Manfredini (a irmã de Renato Manfredini Jr.) e os outros que tornaram a existência deste livro, eu gostei muito mesmo de ler o livro que retardei a finalização dele até ontem a noite, pois estava muito prazeroso ler. Eu recomendo a leitura por ser uma literatura boa e prazerosa de ler, não é um livro somente para os fãs do Renato Russo ou da Legião Urbana e sim para os amantes de boas leituras. Me desculpem por este post prolongado parecendo Faroeste Caboclo, mas achei necessário eu registrar aqui este livro.

*Não conheço eles (ainda), porém acho que eles merecem os meus agradecimentos. Como todos que citei nos agradecimentos não conheço pessoalmente (gostaria de conhecer pelo menos a Dona Carminha para poder agradecer a ela por ter um filho que foi exemplo para todos enquanto vivo e para mim também).

LÁGRIMAS, LÁGRIMAS E MAIS LÁGRIMAS (SIM EU ME EMOCIONEI)

5 comentários:

  1. Te agradezco que hayas pasado por mi blog pasare tu blog a mis contactos poe si desean visitarlo.
    Besos

    ResponderExcluir
  2. Espero que consigas conhecer a Carminha. Se é um sonho, alguém uma vez me disse que eles podem se tornar reais...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Boa Arthur. É exatamente como você comentou comigo. Abraço amigão

    ResponderExcluir
  4. Não tinha ouvido falar desse livro, mas gostei do seu relato.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir